Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Deu Zebra: França 0-1 Senegal (2002)

Campeã mundial em 1998, campeã européia em 2000, campeã da Copa das Confederações em 2001. A França chegou ao mundial de 2002 como a principal favorita ao título.

O chorado gol de Bouba Diop deu a vitória aos senegaleses.

O técnico Roger Lemere parecia ter o time na mão durante todo o período que antecedeu a Copa do Mundo. No entanto, a casa começou a cair quando o craque Zidane se contundiu após a longa temporada européia. Zizou não poderia entrar em campo nas duas primeiras partidas do torneio. Para piorar, seu companheiro de meio campo, Robert Pires, nem sequer foi convocado, pois também tinha problemas de lesão.

Nem com tantos problemas, o adversário na partida de estréia parecia não meter medo. Senegal não tinha grandes estrelas e estreava em Copas do Mundo. Este era o cenário até os 30' do 1º tempo, quando Diouf fez boa jogada pela linha de fundo e encontrou Bouba Diop livre na área, que precisou finalizar duas vezes para marcar, sentado, o gol que mudava o rumo da partida.


O desespero então tomou conta da equipe. A falta de criatividade de um meio campo sem Zidane e Pires ficou evidente. Os franceses ainda conseguiram duas bolas na trave, com Trezeguet e Henry. Mas Senegal segurou bravamente o empate (veja aqui a ficha técnica da partida).

Lemere e seus comandados continuaram dando vexame no mundial, não marcaram um gol sequer (0-0 contra o Uruguai e derrota para a Dinamarca por 2-0) e se despediram da Copa de maneira melancólica.

Senegal comemora uma vitória histórica.

Por outro lado, os estreantes senegaleses se tornaram a sensação do mundial, chegando até as quartas de final, quando foram eliminados pela Turquia, na prorrogação.

Um comentário: