Os alemães estavam invictos. No Grupo F, passaram por Estados Unidos (2-0), Iugoslávia (2-2) e Irã (2-0). Nas Oitavas de Final, derrotaram o México (2-1). Os croatas passaram em segundo no Grupo H, onde jogaram contra Jamaica (3-1), Japão (1-0) e Argentina (0-1). Nas Oitavas, venceram a Romênia (1-0).
Os croatas comemoram um feito histórico na Copa de 1998 - avançar as Semifinais, batendo a Alemanha.
Na Eurocopa de 1996, as duas seleções travaram um belo duelo, com vitória alemã por 2-1, o que aumentou as expectativas para a partida no Estádio Gerland, em Lyon. No primeiro tempo, o que se viu foi a melhor partida da Alemanha até então na Copa do Mundo, desperdiçando boas oportunidades de gol. Mas a partida mudou seu rumo aos 40 minutos, com a expulsão do zagueiro alemão Christian Wörns.
Poucos minutos depois, já nos acréscimos da primeira etapa, Robert Jarni mandou uma bomba de fora da área, abrindo o placar para a Croácia.
Jarni, de fora da área, faz o primeiro gol do jogo.
No segundo tempo, o treinador alemão Berti Vogts mandou seu time ao ataque. Os alemães pressionaram pelo gol de empate. Mas Goran Vlaovic, aos 35, e Davor Suker, o artilheiro da Copa, aos 40 minutos, aniquilaram as chances de recuperação dos tri-campeões.
A Croácia eliminava a Alemanha, e com um placar elástico de 3-0. Feito que parecia impossível, mas que colocou definitivamente a seleção croata no mapa do futebol mundial.
Veja os melhores momentos da partida.
Nas Semifinais, a Croácia seria eliminada pela campeã França (1-2). Mas outro triunfo histórico sobre a Holanda (2-1) colocou os croatas na histórica terceira colocação na Copa do Mundo.
Davor Suker, artilheiro da Copa de 1998, e símbolo da geração croata que fez história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário