Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Deu Zebra: Criciúma - Copa do Brasil 1991

Jogadores do Criciúma dão a volta olímpica, na comemoração do título da Copa do Brasil 1991.

A Copa do Brasil foi criada em 1989 e reunia inicialmente apenas os campeões estaduais. O torneio, disputado na forma de confrontos eliminatórios (mata-mata) passaria a colecionar zebras a partir dos anos. E a primeira delas apareceu em 1991, em sua 3ª edição.

O Criciúma Esporte Clube, de Santa Catarina, chegava à maior conquista de sua história, sob o comando do jovem treinador Luís Felipe Scolari, batendo na final o poderoso Grêmio, de Porto Alegre. O time-base do Tigre tinha Alexandre; Sarandi, Vilmar, Altair (Wilsão) e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi.

Felipão, nos tempos de Criciúma - seu primeiro título de expressão.

A campanha começou com um empate (1-1) e uma vitória (4-1) sobre o Ubiratan, do Mato Grosso do Sul.  Na segunda fase, a primeira surpresa: os catarinenses eliminaram o Atlético Mineiro, com duas vitórias (1-0 e 1-0). Nas Quartas de Final, o adversário foi o Goiás - empate em Goiânia (0-0) e uma vitória arrasadora no Heriberto Hülse (3-0).

Nas semifinais, o Tigre teve pela frente o Clube do Remo, que havia deixado Vasco da Gama e Vitória para trás. Logo no jogo de ida, em Belém, a equipe de Felipão não deu chances ao adversário e venceu por 1- 0. Em Criciúma, outra vitória (2-0) classificou o time à final. Veja abaixo os melhores momentos da semifinal:


O adversário da Final era o Grêmio, campeão dois anos antes, invicto até então, e que havia eliminado Corinthians e Coritiba. O jogo de ida ocorreu no Olímpico, em Porto Alegre. Os catarinenses surpreenderam logo aos 15', marcando com Valmir. O jogo transcorreu com muita pressão gremista, que só conseguiu o empate aos 83', com Maurício. Veja o vídeo.


O resultado dava à equipe de Felipão o direito de jogar por um empate sem gols no jogo de volta, no Heriberto Hülse. E foi exatamente o que aconteceu. O Criciúma jogou pensando no regulamento e segurou o 0-0 até o fim, surpreendendo a todos para conquistar a Copa do Brasil de 1991.


Nas próximas segunda-feiras, mais zebras virão! Deixe sua sugestão.

Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário