Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Deu Zebra: Once Caldas - Libertadores 2004

Jogadores do Once Caldas com as medalhas e a Taça Libertadores

Imagine uma edição da Taça Libertadores com Boca Juniors, River Plate, Vélez Sarsfield, Cruzeiro, Santos e São Paulo tendo como campeão o Once Caldas da Colômbia (Quem???). Pois esta foi uma das maiores zebras já vistas no mais importante torneio sulamericano.

A Corporación Deportiva Once Caldas se credenciou a disputar a Taça Libertadores de 2004 por ter sido o campeão do Torneio da Apertura da Colômbia em 2003 (seu único título havia sido conquistado em 1950!!!) e caiu no Grupo 2, ao lado de Vélez Sarsfield, Unión Maracaibo da Venezuela e Fénix do Uruguai.

Pois bem, o Once Caldas terminou a fase de grupos com a 1ª colocação disparada, com 13 pontos, contra 8 do outro classificado, o Unión Maracaibo e 7 do eliminado Vélez, o Fénix amargou a lanterna com 5 pontos. Foram 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com 11 gols marcados e 6 sofridos.

Nas oitavas-de-final, vem o Barcelona do Equador e junto com ele 2 jogos sofridos, empate sem gols em Guayaquil e no jogo de volta, 1x1 e decisão por pênaltis, com a classificação após uma vitória por 4x2 na série.

O primeiro grande desafio surge nas quartas-de-final, contra o Santos de Robinho e Diego. Empate por 1x1 no jogo de ida, na Vila Belmiro, na volta, o estádio Palogrande viu a primeira surpresa promovida por Los Blancos, Valentierra marca o gol único da partida e sacramenta a classificação para a semifinal.

Na semifinal outro grande clube brasileiro, o forte time do São Paulo, que contava com Lugano, Grafite, Luis Fabiano, Gustavo Nery e Diego Tardelli entre outros. O jogo de ida no Morumbi terminou 0x0, mas contou com um lance inusitado, provocado pelo goleiro colombiano Henao (3:09 do vídeo). Ao defender um chute de Luis Fabiano, Henao colocou a bola no chão e simplesmente rolou a bola com a testa antes de repô-la em jogo. A volta em Manizales teve contornos de um legítimo drama, até os 44:52 do 2º tempo, o jogo permanecia empatado em 1x1, até que Agudelo recebeu lançamento, cortou a zaga e mandou rasteiro no gol de Rogério Ceni. O Once Caldas estava na final da Libertadores 2004. O adversário: Boca Juniors, após 2 duelos eletrizantes contra o eterno rival River Plate.


 

Na decisão, o atual campeão, o fortíssimo Boca Juniors de Pato Abbondanzieri, Clemente Rodriguez, Schiavi, Burdisso, Battaglia, Schelotto, com Iarley usando a camisa 10 e Carlos Tévez sendo o craque do time. No 1º confronto, o Once Caldas surpreendeu novamente e manteve seu retrospecto de segurar o resultado por 0x0 fora de casa, mas desta vez foi contra uma Bombonera lotada por mais de 57 mil torcedores empurrando todo o tempo. A volta, no Palogrande, começou com um golaço de Viáfara, uma bomba de fora da área logo aos 7 minutos do 1º tempo, para delírio da torcida local, mas aos 6 do 2º tempo, Burdisso sobe mais que a zaga colombiana e empata o jogo, levando a decisão para os pênaltis, onde brilhou novamente a estrela de Henao, com o acostumado Boca perdendo todas as suas 4 cobranças (Schiavi, Cascini, Burdisso e Cángele perderam), ao Once Caldas coube a converter duas das cobranças (Soto e Agudelo, Viáfara e Ortegón perderam) e conquistar a Taça Libertadores 2004, levando ao Mundial Interclubes contra o Porto, outra zebra do ano de 2004.

Abaixo os melhores lances e a comemoração dos jogadores e torcida, com a narração local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário