Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

Deu Zebra: Coréia do Norte 1-0 Itália (1966)

Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Grupo 4, 3ª rodada. A Itália já havia vencido o Chile (2-0) e perdido para a poderosa União Soviética (1-0). Precisava de uma vitória simples contra a fraca Coréia do Norte para se classificar às Quartas de Final.

Os norte-coreanos também haviam perdido para a União Soviética (3-0), e o empate conquistado contra o Chile (1-1) parecia já ser o grande feito daquela seleção.

Italianos e Norte-coreanos entram em campo, em Middlesbrough.

A partida foi disputada no Ayresome Park, em Middlesbrough, no dia 19 de Julho de 1966. (Veja aqui a ficha técnica da partida) A Itália era favoritíssima. Contava com nomes de peso, como Giacinto Facchetti, Sandro Mazzola e Gianni Rivera. Tinha como base a Inter de Milão bicampeã européia em 1964 e 1965. Parecia que não teria dificuldades para passar pela fraca seleção asiática.

Quando a bola rolou o que se viu foi a Itália tentando controlar a partida, imaginando que os gols sairiam naturalmente. Mario Perani perdeu duas boas oportunidades de abrir o placar no primeiro tempo. Em uma delas, chutou no travessão; na outra, para defesa do goleiro Lee Chang Myung.

Veja os melhores momentos da partida.

Mas a história começou a trilhar um rumo diferente do imaginado aos 42 minutos, quando Pak Doo Ik se aproveitou de um vacilo da zaga italiana para chutar cruzado e vencer o goleiro Enrico Albertosi. Coréia do Norte 1-0.

Pak chuta cruzado para fazer o gol da vitória norte-coreana.

A Itália tentou pressionar na volta do segundo tempo. Paolo Barison teve duas boas chances pela esquerda, mas chutou ambas para fora. Os coreanos levaram muito perigo num contra-ataque que terminou na finalização para fora de Kim Bong Hwan. O tempo passava e os italianos pareciam se descontrolar. As jogadas de ataque não surtiam efeito, pareciam já descoordenadas. E o pior: era a Coréia do Norte quem mais levava perigo em seus contra-ataques.

Jogadores e comissão técnica da Coréia do Norte comemoram o feito histórico.

A partida teve fim sem que a Azurra conseguisse furar o bloqueio coreano. A Coréia do Norte concretizava uma façanha: eliminar a poderosa Itália ainda na primeira fase da Copa do Mundo de 1966. Com a derrota do Chile para a União Soviética (2-1), os coreanos foram além - se classificaram para as Quartas de Final. Enfrentaram Portugal, de Eusébio. Fizeram outro grande jogo, mas perderam por 5-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário