Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

FIFA World Cup 1970: Itália 4-3 Alemanha

A Partida do Século.

Itália e Alemanha chegaram as semifinais da Copa do Mundo de 1970, no Estádio Azteca, Cidade do México, para protagonizar o que foi conhecido como "A Partida do Século". (Veja aqui a súmula eletrônica do jogo)


A Itália veio do Grupo 2, onde venceu a Suécia por 1-0, e apenas empatou com o Uruguai (0-0) e a fraca seleção de Israel (0-0). Classificou-se em primeiro lugar, porém com certa desconfiança pelos resultados. Nas Quartas de Final, uma vitória convincente sobre o anfitrião México (4-1) encheu a Azurra de moral.

Os italianos eram, na época, bicampeões mundiais em 1934 e 1938, e que tinham ainda o status de atuais campeões europeus, em 1968. Naquele dia, entrou em campo com: Enrico Albertosi, Tarcisio Burgnich, Giacinto Facchetti, Pierluigi Cera e Roberto Rosato; Giancarlo De Sisti, Mario Bertini e Sandro Mazzola; Angelo Domenghini, Roberto Boninsegna e Luigi Riva. O técnico era Ferruccio Valcareggi.

Em pé: Albertosi, Domenghini, Rosato, Facchetti, Bertini e Riva.
Agachados: Boninsegna, De Cisti, Cera, Mazzola e Burgnich.

A Alemanha Ocidental estava no Grupo 4 e venceu os três jogos da primeira fase, contra Marrocos (2-1), Bulgária (5-2) e Peru (3-1). Nas Quartas de Final, a reedição da Final de 1966, contra a Inglaterra teve ares dramáticos e uma vitória suada na prorrogação: 3-2.

Os alemães eram campeões mundiais em 1954 e vice em 1966. O técnico Helmut Schön mandou a seguinte equipe a campo: Sepp Maier, Berti Vogts, Bernd Patzke, Willi Schulz e Karl-Heinz Schnellinger; Franz Beckenbauer, Wolfgang Overath e Jürgen Grabowski; Uwe Seeler, Hannes Löhr e Gerd Müller.

Da esquerda para a direita: Seeler, Maier, Schnellinger, Beckenbauer, Shulz, Löhr, Müller, Grabowski, Patzke, Overath e Vogts.

O Estádio Azteca estava completamente lotado para o duelo que entraria para a história. A partida sob um fortíssimo calor, o que poderia beneficiar os italianos, uma vez que os jogadores alemães passaram por uma verdadeira batalha nas Quartas de Final contra a Inglaterra, que terminou na prorrogação.

E logo aos 8 minutos, Boninsegna abriu o placar para a Itália, após tabela com Riva e um belo chute de fora da área: 1-0. Os chutes de longe pareciam ser as maiores armas das duas equipes. Ainda no primeiro tempo, Domenghini pela Itália, Patzke e Seeler, pela Alemanha, também levaram perigo a meta adversária.

Veja os melhores momentos da Partida do Século. (Se preferir, veja aqui a partida completa)

No início do segundo tempo, Riva perdeu uma grande chance de abrir vantagem no placar. Ele cabeceou sozinho, mas Maier defendeu. A Alemanha então, se lançou ao ataque. Overath acertou o travessão. No lance mais polêmico da partida, Rosato salvou a Itália após chute de Libuda, no rebote Müller mandou pra fora; porém os alemães reclamaram pênalti em Seeler, que teria melhores condições de finalizar.

Perto do final do jogo, os alemães tiveram mais um duro golpe. Franz Beckenbauer deslocou o ombro. O treinador já havia feito as duas substituições que tinha direito - entraram Stan Libuda e Sigi Held nos lugares de Löhr e Patzke, respectivamente. A Alemanha teria que jogar com 10 em campo. Mas o Kaiser jamais admitiria isto, e voltou ao gramado mesmo com o ombro imobilizado. Jogaria mais de meia hora nestas condições.

Beckenbauer teve o ombro deslocado e continuou em campo.

A insistência alemã foi premiada aos 45 minutos do segundo tempo. Grabowski cruzou e Schnellinger empatou o jogo: 1-1. A Alemanha levava mais uma partida para a prorrogação.

A prorrogação foi absolutamente incrível. Aos 4 minutos, Müller marcou perante a uma indecisão da saga italiana, e a Alemanha estava na frente: 2-1. Mas aos 8 minutos, a zaga alemã também errou, e Burgnich empatou: 2-2. E aos 14 minutos, Riva fez um belo gol, virando o jogo para os italianos: 3-2.

No início do segundo tempo, Seeler cabeceou com muito perigo e quase empatou o jogo novamente. E o empate veio logo depois com Müller, de cabeça aos 5 minutos: 3-3. Mas não deu tempo nem dos alemães comemorarem. Logo no minuto seguinte, Boninsegna fez boa jogada na linha de fundo e tocou pra traz. Gianni Rivera, que havia entrado no lugar de Bertini, marcou o gol da classificação da Itália: 4-3.

A imagem emblamática de Maier lamentando o quarto gol italiano, Beckenbauer, com o ombro imobilizado, caminhando em direção ao gol, e os italianos comemorando ao fundo.

Ao apito final, a confirmação da classificação italiana à Final da Copa do Mundo de 1970. A alegria italiana e a decepção alemã se misturavam ao cansaço físico dos jogadores, e a satisfação de terem protagonizado um capítulo único na história do futebol.

Na final, a Itália perdeu o título para o Brasil (4-1). A Alemanha Ocidental ficou com o terceiro lugar na Copa, ao vencer o Uruguai (1-0).

Nenhum comentário:

Postar um comentário